CONCURSO CULTURAL DO SIPCEP PREMIA 30 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
14 de novembro de 2016
CONFEITARIA DE ALTO NÍVEL ENCERRA AGENDA DE CURSOS NO SIPCEP
1 de dezembro de 2016

CONCURSO DESAFIO DA CUCA EM PARCERIA COM O SESI E NOVOZYMES ENCERRA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO ANO NO SIPCEP

A premiação do Concurso Cultural Mestre Cuca 2016, ação realizada há onze anos em parceria com o Sesi, encerrou na última sexta feira (25.11), a programação cultural do SIPCEP. Em vez do Sanduíche, o evento inovou este ano com um concurso que elegeu a melhor Cuca, uma receita tradicional da região Sul.

Dez finalistas foram premiados nas categorias Poesia e Melhor Receita de Cuca. Os primeiros lugares ficaram com os alunos Mateus de Assis Martins, do Colégio Sesi Rio Negro (Poesia), e Gabriely Genovez, do Colégio Sesi Cianorte (Cuca). Os vencedores foram premiados com um notebook e os demais finalistas com um tablet. Todos os finalistas receberam um vale FNAC no valor de R$ 500 – doados pela Novozymes Latin América, parceira do concurso. As premiações foram anunciadas pelo diretor de eventos do Sindicato, Domingos Nodari.

 Ao abrir a cerimônia de premiação o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann, parabenizou os finalistas como “grandes pequenos confeiteiros”. Em seguida agradeceu à parceria de longa data com Sesi e com a Novozymes, parceiro desde 2015. “Sem a colaboração de vocês nada disso seria possível” – pontuou Borgmann, que também citou como exemplo de sucesso da ação a presença do aluno THOMAS SCHWANER BRASIL, vencedor do concurso de sanduíche em 2015, e que agora novamente entre os finalistas. “Isso é um sinal de como esse concurso é bem vindo entre os jovens” – destacou. Ele também lembrou que o concurso este ano inovou no tema e que as receitas pela primeira vez foram produzidas no Centro de Formação de Mão de Obra Loibe de Oliveira.

A parceria com o SIPCEP também foi destacada pela gerente de operações inovadoras dos colégios Sesi, Lilian Luitz. “O SIPCEP é um grande parceiro e estimulou o Sesi a realizar as oficinas de aprendizagem, que permitiu aos alunos terem um contato muito próximo com o segmento” – ressaltou. Já o representante da Novozymes Latin America, Pedro Luiz Fernandes, enfatizou o grande interesse dos estudantes na cultura de enzimas e microorganismos que “abre caminho para a biotecnologia na área de panificação”.

Além de conceitos de biotecnologia, os alunos participantes do concurso tiveram acessos a informações da cultura regional, cenário da panificação no Estado e o estímulo à criatividade na produção de alimentos e produção artístico/poética.

RECEITAS SAUDÁVEIS – A etapa final de produção das receitas de Cuca, no SICPEP, tiveram orientação do técnico em panificação do moinho Guth, José Carlos Fernandes, e da nutricionista Ana Kamaut. Um aspecto que chamou a atenção foi a escolha de ingredientes saudáveis para a criação das receitas. “Me surpreendi porque eles optaram por receitas balanceadas com açúcar mascavo, chia, frutas, beterraba, cenoura, farinha de arroz. Houve pesquisa e muito empenho em produzir doces mais saudáveis” – elogiou.

E foi justamente os ingredientes que, na opinião de Gabriely Genovez, a fizeram ganhar o primeiro lugar. “Acho que ganhei porque minha receita tem ingredientes para pessoas que não podem consumir lactose nem grandes quantidades de açúcar. Amei esse concurso, foi difícil no começo mas agora tudo valeu a pena” – comemorou a estudante. Já o ganhador da melhor Poesia, Mateus de Assis Martins, acredita que o fato de ter citado a avó no texto conquistou os jurados. “Cuca é coisa de vó e colocar a imagem dela acho que deu certo” – avaliou.

Cada finalista teve oportunidade de descrever os ingredientes usados na receita e a técnica empregada na produção da cuca. Os jurados provaram os doces e atribuíram notas. Fizeram parte da banca Carlos Eduardo Martins (SIPCEP), Carolina Alves, (Sesi), Bruno Soyuca (Coord. colégio Sesi), e Pedro Luiz Fernandes (Novozymes). A solenidade de premiação contou com as presenças do supervisor de vendas do moinho Guth, Márcio Pinheiro, professores, pais e convidados.

 

CONCURSO MESTE CUCA SESI/SIPCEP 2016

CONHEÇA OS FINALISTAS

1º LUGAR

  • Matheus de Assis Martins
  • Colégio Sesi Rio Negro
  • Poesia – Cuca, o bolo da vovó

 2º LUGAR

  • Débora Tozetto
  • Colégio Sesi Francisco Beltrão
  • Poesia – Gostinho de mundo inteiro

 3º LUGAR

  • Emanuele de Almeida Bitencourt
  • Colégio Sesi Cianorte
  • Poesia – Do legado europeu ao Sul do Brasil

 4º LUGAR

  • Flávia Maria Lopes Almeida
  • Colégio Sesi Bandeirantes
  • Poesia – Cuca Brasuca

 5º LUGAR

  • Giovanna Camile Vaz Gonçalves

         Colégio Sesi Irati

  • Poesia – Transformando a cuca

 CATEGORIA MELHOR RECEITA DE CUCA

1º lugar: Gabriely Genovez – Colégio Sesi Cianorte

2º lugar: Thomas Schwaner  Brasil – Colégio Sesi Jaguariaíva

3º lugar: Isabelle Campreguer Reis – Colégio Sesi Londrina

4º lugar: Amanda Smaniotto  – Colégio Sesi Ampere

5º lugar: Gabriel Duarte Oliveira – Colégio Sesi Portão-Curitiba


Entrar

Perdeu sua senha?