CONCURSO DESAFIO DA CUCA EM PARCERIA COM O SESI E NOVOZYMES ENCERRA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO ANO NO SIPCEP
28 de novembro de 2016
PALAVRA DO PRESIDENTE
3 de dezembro de 2016

CONFEITARIA DE ALTO NÍVEL ENCERRA AGENDA DE CURSOS NO SIPCEP

O curso Elaboração e Decoração de Tortas encerrou no último dia 30 de novembro/16 a agenda de capacitação do Centro de Formação de Mão de Obra Loibe de Oliveira no SICPEP. Desta vez, o Sindicato uniu-se à empresa Coferpan, que trouxe o técnico em confeitaria Marcos Tobaldini, da multinacional Richs e a confeiteira Aline Weber (Coferpan), para ministrar o curso. Dividida em quatro grupos de três pessoas, a turma teve oportunidade de produzir sete receitas com o que há de mais atual na área. As receitas já serão aplicadas na produção do fim de ano das padarias participantes.

“Com esse curso fechamos com chave de ouro a agenda de cursos desse primeiro ano do nosso Centro de Formação de Mão de Obra. Creio que, com o que já ocorreu esse ano, contribuímos para melhorar a qualificação dos profissionais do setor com uma agenda variada e focada nas necessidades de uma boa padaria. Mas quem ainda não participou é só aguardar porque em 2017 teremos uma oferta de cursos de alto nível como ocorreu agora e ainda melhor em quantidade e variedade” – anunciou o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann.

Como o próprio nome do curso define, os confeiteiros tiveram a chance de praticar a produção e a decoração de tortas como o bolo tronco, típico da ceia natalina americana, o entremet de champagne, uma torta com base em chocolate branco e recheio de mousse de frutas vermelhas, e uma releitura da tradicional sobremesa black florest – floresta negra – em uma versão miniatura, entre outras. Além disso, aprenderam como decorar os doces de acordo com as tendências mais modernas de apresentação da confeitaria fina.

“A dica básica é decorar a torta com o que vai dentro dela como recheio. Não posso fazer um bolo de brigadeiro e decorar com morango. Outra dica é não encher a decoração com muitos detalhes. A tendência da confeitaria hoje é ser clean, sem exageros e com bom gosto” – ensinou Marcos Tobaldini, especializado em chocolateria, confeitaria fina e confeitaria francesa. De acordo com o técnico, o bom confeiteiro deve conhecer as técnicas e os ingredientes para obter um bom resultado. “Tendo isso o restante é tentar casar os ingredientes de forma equilibrada, de modo a alcançar um sabor agradável no paladar das pessoas” – recomendou.

Entre os alunos estava o confeiteiro da panificadora Cravo e Canela, em Curitiba, Odair Barbosa. Com nove anos de experiência na área, ele disse que aprendeu muita coisa nova, com destaque para as decorações sofisticadas. “A confeitaria é um ramo muito dinâmico e a gente precisa se atualizar sempre. Aqui aprendi coisas que de fato não sabia como a decoração com cogumelos de suspiro e rosas de chocolate que com certeza vão agradar muito ao produto e agradar ao cliente” – disse Odair, que acredita que o curso irá agregar valor à sua profissão.
Já para o confeiteiro da panificadora Fênix, João Paulo Bonifácio, o que chamou a atenção foram os “macetes” passados pelo professor. “Hoje a gente praticamente não trabalha com esse tipo de torta fina. Mas já vamos produzir para Natal e Ano Novo. Principalmente nesta época do ano o cliente espera novidade e coisa bonita no balcão” – destacou.

Entrar

Perdeu sua senha?