CURSO TROUXE NOVIDADES DA CONFEITARIA NO SIPCEP
3 de agosto de 2017
CONFEITARIA DA CHEF CRISTIANE BERTHO FAZ SUCESSO NA ESCOLA DE PANIFICAÇÃO
23 de agosto de 2017

TENDÊNCIAS DE SALGADOS NA ESCOLA DO SIPCEP

Terminou nesta quarta-feira (16/08) mais uma edição do curso de Salgados, na Escola de Panificação Loibe de Oliveira, no SIPCEP. Enrolados, envelopes, esfihas, pasteis, pizzas e diversos outros produtos estiveram no roteiro das aulas, que trouxeram ainda receitas especiais com massa integral e diversos recheios criativos e saborosos.
 
Com mais de 30 anos de trabalho na área de panificação, o padeiro Manoel Luciano de Carvalho, da Panificadora Rico Pão, aprovou as horas de aprendizado. Mesmo com uma larga experiência, ele conta que conheceu novidades importantes nos dois dias de curso. “O cliente pede novidades então você não pode se acomodar. É preciso agregar novas técnicas e somar experiências para oferecer produtos de qualidade, por isso o curso foi bastante válido. O mercado é bastante disputado, é preciso se qualificar”, avalia.
 
Rita de Cássia Miranda, confeiteira e salgadeira na Família Farinha, estava empolgada ao concluir mais um curso e receber mais um certificado na carreira. As receitas com farinha integral e os novos formatos aprendidos já vão fazer a diferença, segundo ela, no dia a dia da produção. “Você tem que estar a par das novidades. Às vezes não se usa tudo que aprende, mas aprimorar as técnicas e adaptar estilos, dicas e receitas traz um ganho extraordinário em nosso produto final”, argumenta.
601469fe-6d2a-4e4c-b077-0087bc4298f6
 
O trabalho com as massas, o tempo de crescimento e os recheios, como escarola com bacon, foram destaques para o Alex Gomes, da Panificadora Trigo Bom, de Pinhais. “A gente fica apto a inovar. Estou há dois anos na profissão, então tenho muito que aprender. E aqui, além de conhecer passo a passo, com profundidade, cada receita, você ainda tem tempo de conversar com os colegas, aprender com eles também. É uma experiência muito rica”, comemora.
 
A Sirlei Garcia, auxiliar de confeitaria da Panificadora Da Massa, concorda. As aulas foram um ponto de encontro e de intercâmbio de ideias com os colegas. “Você pergunta como cada um faz determinada receita, aprimora os detalhes, repassa seus conhecimentos também. Em um momento de clientes exigentes estar atualizado é questão de sobrevivência no mercado. Há pouco tempo você não oferecia produtos sem lactose, sem glúten, opções veganas. Hoje precisa ter tudo isso. E é em cursos como esse aqui que a gente se movimenta para não ficar para trás”, analisa.
 
Para o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann, o sucesso do curso mostra que a diversificação é o caminho a ser seguido. “Tivemos aqui o curso de pães rústicos e funcionais, recentemente o de confeitaria e agora mais um de salgados. Estamos sempre buscando o que há de mais atual, as novidades, as tendências, e levando até nossos panificadores. Com isso eles passam a ter equipes capacitadas, prontas para inovar e fazer a diferença para o cliente”, aposta.
 
As aulas foram ministradas pelo chef Alex Bertholazzi, da Academia Bunge, parceria do SIPCEP na realização do curso.

Entrar

Perdeu sua senha?