EVENTO CONCORRIDO MARCA PREMIAÇÃO DO CONCURSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
31 de outubro de 2014
LAVAR AS MÃOS DEVE SER O PRIMEIRO ATO DO COLABORADOR NA PADARIA – ENSINA CURSO DE HIGIENE NO SIPCEP
24 de novembro de 2014

CONCURSO DE SANDUÍCHE E REDAÇÃO SIPCEP/ SESI CHEGA AO 9º ANO COM BRILHO E DESTAQUE

Uma saborosa receita de sanduíche inspirada na alimentação saudável para as crianças, deu ao estudante Emanuel Busatto, do terceiro ano do ensino fundamental do colégio SESI de Ampere, (Sudoeste do Paraná), o primeiro lugar no Concurso de Sanduíche, em final que aconteceu dia 12 de novembro/14, na sede da FIEP, em Curitiba. Já na categoria Redação o primeiro lugar ficou com a estudante  Ariadny Martins, do colégio SESI de Campo Mourão, que no texto destacou o “alto valor nutricional do pão. Este foi o 9º ano do Concurso, que é realizado pelo SIPCEP em parceria com o SESI.

Os organizadores foram unânimes em destacar o sucesso da ação que vem provando ser um excelente meio de promover a criatividade entre os jovens, com resultados práticos. “O projeto deu muito certo, tanto que o ganhador do primeiro Concurso é hoje professor de panificação na escola da CIC. Também nos ajuda a divulgar o pão como alimento saudável e indispensável na dieta” – pontuou o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann.

Já a gerente do colégio SESI, Lilian Luitz, disse que o concurso já criou uma cultura e as oficinas – ponto de partida para a competição –  são cobradas já no início do ano por alunos e professores. “Não é por acaso que ano que vem completaremos 10 anos desta parceria que deu tão certo” – afirmou. Para o superintendente do SESI, José Antonio Fares, o concurso apresenta “a arte da panificação artesanal, feita por jovens cheios de energia e criatividade. Uma ação que tem crescido ao longo dos anos  e muito bem executada pelo Sindicato da Panificação” – disse.

Com uma breve apresentação, o diretor do SIPCEP, Vilmar Januário Antunes, abriu o Concurso, com cinco finalistas disputando os três primeiros lugares para a melhor receita de sanduíche, com ingredientes que só conheceram na hora. Cada participante teve 30 minutos cravados para realizar a receita, que leva em conta critérios como sabor, aparência e originalidade, além de outros, como peso e tempo de preparação. Cinco tipos de pães ficaram a disposição dos concorrentes, com cerca de 30 ingredientes como folhosos, frutas, frios, geleias e patês. Os concorrentes tiveram acesso à cozinha equipada e utensílios.

A surpresa ficou por conta do alto grau de conhecimento dos alunos, que chegaram à final após passarem por oficinas nos colégios SESI, nos municípios de Londrina, Campo Mourão, Ampere, União da Vitória e Curitiba. Todos demonstraram preocupação com o  grau de benefícios dos ingredientes escolhidos para a saúde. De acordo com as regras do Concurso, todos teriam que explicar o conceito da receita e  batizarem o sanduíche antes de submeter à apreciação dos jurados – que teve representantes do Sindicato – diretor de eventos Domingos Nodari Filho, como presidente do júri – pedagogas do colégio SESI, e o diretor acadêmico do Centro Europeu,   Rogerio Gobbi.

Após cerca de duas horas e meia, o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann, anunciou os vencedores, ao lado da gerente do colégio SESI, Lilian Luitz, e da gerente de operações inovadoras do SESI, Solange de Souza. (veja lista complete abaixo). Os estudantes classificados  receberam um sacola com produtos Frimesa e um tablet. Já os primeiros lugares receberam a mesma sacola e um notebook. A professora Caroline Antunes, do SESI Londrina, foi premiada, por sorteio, com uma televisão de LCD.

 

O sanduiche conceito de Emanuel

 

O primeiro lugar no concurso de sanduíche, Emanuel Busatto é um jovem de 17 anos que sonha em cursar Medicina. Ele conta que o que o motivou a participar foi o fato de ” gostar de desafios”. Ele impressionou os jurados com o conceito e a receita apresentados. “17,5% da população mundial está obesa e é importante mudar hábitos alimentares, por isso escolhi pão integral, rico em fibras, com recheio de cenoura, salada verde, que tem vitaminas e nutrientes importantes, e morango, que tem licopeno e previne o câncer. O queijo é branco, mais leve e com menos teor de gordura. Queria uma receita que as crianças possam comer, ao mesmo tempo saudável e gostoso.” Deu certo!

 

 O texto engajado de Ariadny

 

A ganhadora do primeiro lugar em Redação leu para o público presente seu texto, que  começa remetendo à história do pão como alimento mais antigo da humanidade, de alto valor nutricional. Ela segue destacando a importância de uma alimentação saudável, na qual entra o pão, eu deve ser consumido diariamente, no lugar de produtos industrializados. A aluna conclui afirmando que o pão pode ser construtivo, quando está disponível para todos, ou opressor, quando falta à mesa das famílias. Parabéns!


 

CONFIRA A RELAÇÃO DOS VENCEDORES

 

CATEGORIA SANDUÍCHE

 

  1. Colégio SESI Amperé – Aluno – Emanuel B. Busatto

  2. Colégio SESI FESP –  Aluna – Vitória Cristina Mazardo

  3. Colégio SESI Campo Mourão – Aluno – Jõao Victor Farinha

  4. Colégio SESI Londrina – Aluno – Matheus H. de L. Burity

  5. Colégio SESI União da Vitória – Aluna – Ana Carolina Redolfi

 

 CATEGORIA REDAÇÃO

 

  1. Colégio SESI Campo Mourão – Aluna – Ariadny Martins

  2. Colégio SESI  Ponta Grossa- Aluno –  Frederico Gomes

  3. Colégio SESI  Ibiporã – Aluna –  riane Hespanhol

Entrar

Perdeu sua senha?