SIPCEP INTEGRA CÂMARA SETORIAL DO TRIGO NO PARANÁ
18 de junho de 2015
COM ESPAÇO DE NEGÓCIOS SIPCEP INOVA NO JANTAR DO PANIFICADOR 2015
6 de julho de 2015

PALESTRA DE JOAQUIM BARBOSA REÚNE EMPRESÁRIOS E LIDERANÇAS EM CURITIBA

Foto: (Da dir. para a esq.), Vereador Felipe Braga Cortes; os diretores da Philip Morris, Roger e Maurício Mendonça Jorge; O presidente da Philip Morris, Wagner Erne; o comandante da 5ª Divisão do Exército, general de Divisão Luiz Felipe Kraemer Carbonell; o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann e o ex-deputado, Fabiano Braga Cortes.

Convidado pelo Philip Morris, o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann, participou no último dia 25 de junho/15, no Castelo do Batel, em Curitiba, da palestra ministrada pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Ao abordar  temas como corrupção, poder público e poder privado ​ para uma platéia de empresários​, o ex-ministro  falou sobre o financiamento privado de campanha políticas, citado por ele  como um dos principais problemas do Brasil. ‘’Um dos grandes males que se acentuou no Brasil nos últimos anos foi o dinheiro de instituições privadas nos partidos.

O mandamento constitucional básico é de que o capitalismo social, que a intervenção econômica é excepcional, marginal e as relações clientelísticas entre governo e certos setores comerciais colocaram de lado esses princípios’’ – disparou. Durante sua fala Joaquim Barbosa também disse que as relações entre empresas e políticos prejudicam diretamente a vida da população: ‘’O cidadão comum sente no bolso as causas dessas relações indesejáveis, mas não tem capacidade de questionar’’ – lamentou.

Joaquim Barbosa está aposentado deste julho de 2014, quando foi substituído pelo professor da Universidade Federal do Paraná, Edson Fachin. Como já tinha afirmado outras vezes, o ex-ministro disse que jamais teve relações com políticos e nunca desejou ser candidato a cargos políticos. Abordado por convidados sobre penas brandas no processo do Mensalão, quando comparadas à punição de crimes políticos investigados atualmente, ele disse que os fatos foram muito claros  e expostos com transparência. ‘’O Brasil inteiro pode assistir às diversas etapas do julgamento e os brasileiros puderam saber o que foi determinante para os julgamentos e tudo o que foi deliberado naqueles meses está disponível. Uma das minhas características é a clareza’’ – disse.

Entrar

Perdeu sua senha?