Um balanço positivo marca a ação do SIPCEP realizada no último dia 18.10.16 em Curitiba e Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Os panificadores que aderiram à de venda de pão francês com desconto de 22,5% afirmam que valeu a pena participar da campanha e que estão dispostos a repetir o evento no ano que vem. O destaque de todos é para a conquista do seu cliente habitual diante da compra de pão sem a alta carga tributária que os empresários são obrigados a repassar no balcão.
Para o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann, a ação este ano repetiu e até superou o sucesso da primeira edição em 2015. “Tivemos a adesão espontânea de padarias de Ponta Grossa e isso nos estimula para, quem sabe, ampliar a campanha para todo o Estado no ano que vem. Mas já sabemos que está é uma ação que dá certo e agora a tendência é que ela ganhe mais corpo a cada nova edição” – afirma Borgmann. Outro indicativo do sucesso da ação foi a atenção da mídia que divulgou amplamente o evento com links ao vivo e reportagens de pelo menos dez emissoras de rádio e tevê, além da mídia impressa, sites e mídias sociais.
Algumas reportagens foram feitas nas próprias padarias dos participantes. Entre elas está a panificadora Tutti Pães e Doces, no bairro Ahú, em Curitiba. Entrevistado ao vivo pela Ric Record, o proprietário Gilson Trauer disse que fechou o caixa com 35% a mais na venda do pão francês. “Mas o mais importante é que esta é uma ação que conquista o nosso cliente. Ele sente que estamos dando atenção a um problema que é de todos nós” – afirmou o empresário. O panificador José Gilson Javorski, dono da panificadora Fênix, no centro de Curitiba, também divulgou sua padaria em entrevista concedida à Ric TV e Record News, canal a cabo de abrangência nacional. “Valeu muito a pena porque fizemos um festival de pequenos bolos secos e vendemos umas 100 unidades mais ou menos” – disse.
Instalada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, a panificadora Trigo Bom participou no segundo ano consecutivo da campanha. Para a proprietária Priscila Skiba o melhor saldo também foi ver a satisfação dos clientes. “Eles viram a camiseta, perguntaram sobre a ação, e acredito que isso conquista a clientela. Temos várias concorrentes aqui próximas e apenas nós aderimos. Isso com certeza é visto com bons olhos pelo consumidor” – acredita.
É o que pensa também a gerente Suzana da Silva, da panificadora Aquário no bairro Bacacheri, em Curitiba. A pani aproveitou o fluxo de clientes para promover um festival de degustação de produtos novos de produção própria como mini churros, pão de queijo e sobremesas. “Ainda não levantamos o resultado no caixa mas acredito que tenha vendido bem, incluindo o pão. Mas acho que o mais importante é mostrar ao cliente que estamos sensíveis ao custo do pão, que fica caro para todos devido ao alto valor do imposto que temos que pagar. Isso demonstra carinho e atenção e acho que vale muito a pena” – considerou a gerente.
O percentual de desconto de 22,5% foi obtido pelo Sindicato com base em uma média dos tributos pagos pela produção do pão francês. Já a ação comemorou o Dia Mundial do Pão, comemorado dia 16 de outubro.