Um balanço muito positivo marca a ação do SIPCEP para o Dia Mundial do Pão, ocorrido na última sexta feira, dia 16 de outubro/15. As 44 panificadoras de Curitiba e região metropolitana que fizeram adesão ao projeto registraram aumento estimado em 30% nas vendas. “Teve consumidor levando pacote com 50 pães” – relata Natacha Gobbo, proprietária da Panificadora Supepane, no bairro Cajuru, em Curitiba. Ela avalia que a ação cumpriu os objetivos reduzindo 22,5% no valor do quilo do pão francês. “Mexeu com o bairro” disse ela, que gravou entrevista ao vivo para a emissora E-Paraná e viu o movimento dobrar no período da tarde.
Para o gerente Gilson Trauer Jr., da Panificadora Tutti Pães e Doces, da Barreirinha, o percentual de aumento nas vendas também é de 30%. “Em geral a nossa produção chega ao final do dia com alguma sobra. Na sexta feira saiu tudo. Muito boa a iniciativa do Sindicato, deu certo” – diz ele que também teve chance de divulgar a ação em entrevista gravada ao vivo para o jornal Tribuna da Massa do SBT.
Embora não tenha um balanço exato, a proprietária da panificadora Aquario, no bairro do Bacacheri, Flavia Ehler, diz que a ação foi muito válida e alguns clientes chegaram a levar pacotes com 40 a 50 pães, o que não é comum nesses tempos de crise.
Os resultados da campanha surpreenderam o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann. “Foi muito melhor do que o previsto. Esperávamos um incremento de 15% nas vends mas tivemos o dobro disso” – diz ele, lembrando que a ação também cumpriu o objetivo mais importante: alertar a população da alta carga tributária paga pelo pão frances. ”Tivemos uma excelente cobertura jornalística e com isso foi possível informar quanto se paga de imposto. Cumprimos nossa parte e acredito que ações como esta possa ajudar a isentar o pão de tributos no futuro.”
Além da parceria com as panificadoras, ele destaca a participação dos moinhos Guth e Anaconda, que que disponibilizaram 50kgs de farinha de trigo para cada panificadora participante. ”Só temos a agradecer a parceria das panificadoras e dos moinhos que entenderam a proposta da campanha e nos ajudaram a ter esse resultado positivo” – salientou. Durante duas semanas, o presidente concedeu inúmeras entrevistas para rádios, TV´s e jornais divulgado a iniciativa, que teve grande repercussão na mídia.