Mês de novembro tem curso de modelagem de salgados no Sipcep
5 de novembro de 2018
Curso Gestão de Panificadoras
6 de dezembro de 2018

Concurso cultural realizado no SIPCEP classifica os 10 melhores  alunos do Colégio do Sesi Paraná em duas categorias:   Mestre Cuca  e Poesia

Na última quarta-feira (21) o Sipcep  recebeu dez alunos do Colégio Sesi do Paraná vindos de várias cidades do estado. Eles foram  classificados para a final do Concurso Cultural “ Mestre Cuca”, além da  preparação do bolo de origem alemã  também teve  o Concurso de Poesia  em que os alunos criaram  um conteúdo de forma  literária que falasse sobre a Cuca.

De acordo com o organizador do evento Tiago Franceschini da Rosa  a oficina  de aprendizagem é voluntária, e não deixa de ser um desafio para os alunos, onde eles criam e montam projetos, e para este concurso o número de inscritos foi  muito significativo. O processo classificatório iniciou com cerca de 60 alunos no 2º trimestre de 2018.

Os alunos foram orientados pelo Chef do Sipcep Eldon Strey e ficaram a vontade para a elaboração da receita, alguns desenvolveram seu próprio fermento, outros optaram para os fermentos químicos e biológicos.  O objetivo era surpreender com algo diferenciado, e desvencilhar-se dos sabores tradicionais. Foram usados cinco critérios para a classificação do bolo, o primeiro critério era a forma de apresentação, em que o aluno contaria a história, a origem, de como foi criada a cuca, o segundo critério era a aparência, o terceiro, o sabor do bolo, o quarto critério era a forma da preparação e a originalidade, e por último, a textura da massa.

As receitas foram avaliadas por cinco jurados: Helen Braga Barros (representante do Sesi),  Juliana Neppel Soares ( coordenadora do Sesi), Lívia Blanche ( professora de Biologia do Sesi), Alex Bach (Bunge Alimentos) e Sergio Pagliarini ( representante do Moinho Anaconda).

Tiago ainda conta que o evento oferece a oportunidade de aproximar as pessoas, na questão de panificação, e não se percebe o quanto esse processo está inserido na vida das pessoas, no dia-dia. São alunos de várias cidades do estado, cada um trazendo seus elementos culturais, suas receitas regionais. Percebe-se durante o dia que os alunos e professores ficam emocionados com todo o procedimento,  na final do concurso.

Na categoria de Poesia cinco alunos de cidades diferentes  foram classificados, o objetivo era trazer a questão da panificação, cultura e regionalidade, e de como a cuca está presente nas famílias, em forma literária.

Para o presidente do SIPCEP Vilson Felipe Borgmann, o concurso abre oportunidade para os alunos pesquisarem sobre a cuca, contar a história, o porquê dos ingredientes, qual o efeito para a saúde. Por meio de estudos eles descobriram que o ser humano não pode ficar sem o consumo do glúten, ou seja, essa experiência só enriquece o conhecimento deles. Além de ser um desafio, geralmente a cuca é uma receita de família, que vem de geração em geração, é onde eles  têm a oportunidade de criar e ousar nos ingredientes.

“O evento é muito positivo onde a participação da maioria dos alunos do Sesi, é voluntária, e a adesão é muito grande. Aproxima os alunos do sindicato, e os alunos se aproximam da panificação”, finaliza o presidente.

Premiação

O 1° classificado ganhou um smartphone, e os que ficarem em 2° ao 5° lugar ganharam um tablet e mais 500 reais em vale compras. Os cinco  classificados do concurso da Poesia também tiveram a mesma premiação.

O Concurso Cultural é um evento tradicional que o SIPCEP junto com o Colégio do Sesi  Paraná realiza há 13 anos. Nos dez primeiros anos  foram realizados os concursos do sanduíche, evento que revelou  um  vencedor  que atualmente  virou Chef e muito bem conceituado no mercado de panificação.

Porém em 2016 o sindicato e o  Colégio Sesi do Paraná  resolveram inovar e criaram o Concurso Mestre Cuca, a escolha da iguaria foi  por conta de  ser um preparo tradicional do sul do país.

Realização: Sipcep e Sesi

Parceiros: Novozymes, Moinho Anaconda e Moinho Bunge

 

Resultado da Classificação do concurso Mestre Cuca

1º lugar

Tácila da Silva Levandoski – Dois Vizinhos

Título: Cuca Nuanica

2º lugar

Pedro Henrique da Silva Martins- Curitiba/Sesi Portão

Título: Cuca Gaúcha de Doce de Leite

3º lugar

Daniel Emanoel Pereira da Silva – Campo Mourão

Título: Cuca da Família

4º lugar

Giovanna Baeza – Colégio Sesi Arapongas

Título: Cuca Megadelícia

 

5º lugar

Paulo Henrique Soares Colégio Sesi Telêmaco Borba

Título: Cuca cremosa de leite condensado

 

Resultado da classificação dos alunos do Sesi do Concurso Cultural de Poesia

1º lugar

Marco Antonio de Almeida Alves- Colégio Sesi – Umuarama

2º lugar

Gabriel Lamin -Colégio Sesi – Irati

3º lugar

Lucas de Andrade Gavloski- Colégio Sesi – Pinhais

4º lugar

Guilherme Vilar de Oliveira -Colégio Sesi -Bandeirantes

5º lugar

Felipe Techy Colégio Sesi – Dois Vizinhos

 

Entrar

Perdeu sua senha?