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CARDÁPIO DE PADARIA: APRENDA A ESTRUTURAR E VENDA MAIS!

Você sabe a importância de uma boa estruturação do cardápio de padaria?

Quando temos uma padaria, é preciso pensar em todos os detalhes, principalmente nos produtos que você oferecerá a seus clientes tanto no setor de comidas quanto de bebidas.

Os produtos vendidos em sua padaria são os responsáveis pelo sucesso e fidelização dos clientes. Até o momento em que o produto é entregue ao cliente, as pessoas passam por um longo processo que se inicia com o cardápio de padaria

Por isso, é muito importante pensar no desenvolvimento do menu, que necessita de bastante organização visual e esclarecimento de todas as dúvidas que os clientes possam ter.

Estruturar um cardápio de padaria é algo que aparenta ser simples, porém é necessário um profundo conhecimento do negócio e de todo o mercado de panificação.

É preciso saber o que os concorrentes estão fazendo para adequar a carta de maneira correta e melhor do que todos.

A princípio é preciso saber que o cardápio de padaria pode funcionar como uma boa estratégia de marketing para seu negócio.

 Como fazer o planejamento do cardápio de padaria

  • Criatividade e persuasão são as características principais para pescar a atenção do consumidor no momento que ele está passando a vista pelo cardápio ou mesmo pelos letreiros que, costumeiramente, ficam acima do balcão de atendimento.
  • É preciso que todos os detalhes provoquem vontades em seu cliente.
  • Os produtos mais rentáveis devem ter uma posição privilegiada em seu cardápio, devem ser colocados logo no início do cardápio em posição de destaque.

Destaque itens específicos do cardápio de padaria:

É possível colocar uma caixa ao redor de determinado produto, uma fotografia próxima, ou um asterisco ao lado.

Também pode-se rotular itens como “Exclusivo” ou “Novo” para chamar atenção.

Criatividade nas descrições de menu do cardápio de padaria:

Nas descrições não apenas liste os ingredientes, use textos evocativos que criem interesse no cliente.

Os padrões de movimento dos olhos são importantes:

O caminho dos olhos das pessoas faz o caminho do topo da página para baixo ou do canto superior direito para o inferior esquerdo.

Descritores sensoriais:

No interior da padaria, trabalhar sempre os múltiplos sentidos, é uma excelente estratégia.

Isso também se repete no cardápio de padaria, usar palavras que remetam ao paladar e ao olfato é um bom método de conjugar o aroma, por exemplo, do ambiente, com palavras como “crocante” ou “quentinho” em seu cardápio.

O sucesso de sua padaria depende de um bom planejamento, o mesmo acontece com o cardápio de padaria, todo seu negócio gira em torno dele.

A seguir temos algumas dicas para o desenvolvimento de um cardápio lucrativo e de qualidade.

  • Ele deve ser atualizado sempre que você julgar necessário, para isso leve em consideração a popularidade e a rentabilidade de cada um dos itens.
  • Analise o que é possível produzir com os equipamentos e mão de obra de sua padaria, sem deixar a qualidade e a lucratividade de lado. Talvez não seja possível armazenar toda matéria-prima necessária que um cardápio extenso demanda.
  • Cuidado para não perder a identidade ao compor seu cardápio com produtos muito aleatórios.
  • Atenção para o seu público-alvo, saiba quais os produtos mais demandados por ele e trabalhe sempre com máxima dedicação a estes.
  • Produtos sazonais não estão disponíveis o ano inteiro com qualidade e preço competitivo, portanto renove seu cardápio a cada 3 ou 6 meses, isso ajudará também a levar ao cliente experiências novas.
  • Mantenha sempre o carro-chefe, pode ser o pão francês, baguete, um bolo ou pão especial.

Você sabe a importância de uma boa estruturação do cardápio de padaria?

  • Ao montar uma padaria é preciso pensar em todos os detalhes, principalmente nos produtos que você oferecerá a seus clientes tanto no setor de comidas quanto de bebidas.
  • Os produtos vendidos em sua padaria são os responsáveis pelo sucesso e fidelização dos clientes. Até o momento em que o produto é entregue ao cliente, as pessoas passam por um longo processo que se inicia com o cardápio de padaria
  • Por isso, é muito importante pensar no desenvolvimento do menu, que necessita de bastante organização visual e esclarecimento de todas as dúvidas que os clientes possam ter.
  • Estruturar um cardápio de padaria é algo que aparenta ser simples, porém é necessário um profundo conhecimento do negócio e de todo o mercado de panificação.
  • É preciso saber o que os concorrentes estão fazendo para adequar a carta de maneira correta e melhor do que todos.
  • A princípio é preciso saber que o cardápio de padaria pode funcionar como uma boa estratégia de marketing para seu negócio.

Desperte emoções

  • Para deixar o seu cardápio mais rico faça uma descrição tentadora de seus produtos. Dessa forma você promove os itens e evita consultas desnecessárias aos garçons.
  • A descrição tem que ser mais criativa do que longa, no máximo três linhas. E apenas para os pratos que quer destacar, pois o nome do prato já deve ser autoexplicativos.
  • Deve-se buscar orientar o cliente e ao mesmo tempo é preciso “vender” o produto através da descrição.
  • Para atrair a atenção do cliente e estimular o consumo, toque seu lado emocional utilizando adjetivos para definir os pratos, a exemplo delicioso, saboroso, suculento, etc.

Trabalhando os preços no cardápio

  • Os preços devem estar visíveis, mas não em destaque!
  • É recomendado que os preços e cifrões sejam colocados discretamente no final da descrição de cada produto. Não se deve arredondar os preços.
  • Se o valor do prato é R$ 30,00, a sugestão é que se coloque R$ 29,80. Com isso, as pessoas terão uma percepção de que o prato é mais barato, ficando mais propensas a consumi-lo.
  • Para um novo perfil de consumidor a qualidade é mais importante que o preço, então antes de estabelecer os preços faça uma pesquisa para saber quanto o cliente está disposto a pagar em cada item oferecido em seu cardápio de padaria, nunca deixando de lado a qualidade.
  • Você pode numerar os produtos, assim será mais fácil para o cliente fazer o pedido, ou colocar um nome especial que traz uma identidade da casa. Porém, cuidado para não exagerar, nomes demais podem dificultar o reconhecimento do que se trata o produto.

Receitas Artesanais

  • Produtos artesanais estão em alta, como também, as panificados artesanais, como por exemplo pães, roscas, biscoitos, bolos entre outros produtos típicos de padaria.
  • Aponte em seu cardápio os ingredientes diferenciados que o seu produto leva, como por exemplo, pães feitos com farinha integral, bolos de pecan, bolachas de grãos especiais etc.

 

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