Você sabe a importância de uma boa estruturação do cardápio de padaria?
Quando temos uma padaria, é preciso pensar em todos os detalhes, principalmente nos produtos que você oferecerá a seus clientes tanto no setor de comidas quanto de bebidas.
Os produtos vendidos em sua padaria são os responsáveis pelo sucesso e fidelização dos clientes. Até o momento em que o produto é entregue ao cliente, as pessoas passam por um longo processo que se inicia com o cardápio de padaria
Por isso, é muito importante pensar no desenvolvimento do menu, que necessita de bastante organização visual e esclarecimento de todas as dúvidas que os clientes possam ter.
Estruturar um cardápio de padaria é algo que aparenta ser simples, porém é necessário um profundo conhecimento do negócio e de todo o mercado de panificação.
É preciso saber o que os concorrentes estão fazendo para adequar a carta de maneira correta e melhor do que todos.
A princípio é preciso saber que o cardápio de padaria pode funcionar como uma boa estratégia de marketing para seu negócio.
Como fazer o planejamento do cardápio de padaria
- Criatividade e persuasão são as características principais para pescar a atenção do consumidor no momento que ele está passando a vista pelo cardápio ou mesmo pelos letreiros que, costumeiramente, ficam acima do balcão de atendimento.
- É preciso que todos os detalhes provoquem vontades em seu cliente.
- Os produtos mais rentáveis devem ter uma posição privilegiada em seu cardápio, devem ser colocados logo no início do cardápio em posição de destaque.
Destaque itens específicos do cardápio de padaria:
É possível colocar uma caixa ao redor de determinado produto, uma fotografia próxima, ou um asterisco ao lado.
Também pode-se rotular itens como “Exclusivo” ou “Novo” para chamar atenção.
Criatividade nas descrições de menu do cardápio de padaria:
Nas descrições não apenas liste os ingredientes, use textos evocativos que criem interesse no cliente.
Os padrões de movimento dos olhos são importantes:
O caminho dos olhos das pessoas faz o caminho do topo da página para baixo ou do canto superior direito para o inferior esquerdo.
Descritores sensoriais:
No interior da padaria, trabalhar sempre os múltiplos sentidos, é uma excelente estratégia.
Isso também se repete no cardápio de padaria, usar palavras que remetam ao paladar e ao olfato é um bom método de conjugar o aroma, por exemplo, do ambiente, com palavras como “crocante” ou “quentinho” em seu cardápio.
O sucesso de sua padaria depende de um bom planejamento, o mesmo acontece com o cardápio de padaria, todo seu negócio gira em torno dele.
A seguir temos algumas dicas para o desenvolvimento de um cardápio lucrativo e de qualidade.
- Ele deve ser atualizado sempre que você julgar necessário, para isso leve em consideração a popularidade e a rentabilidade de cada um dos itens.
- Analise o que é possível produzir com os equipamentos e mão de obra de sua padaria, sem deixar a qualidade e a lucratividade de lado. Talvez não seja possível armazenar toda matéria-prima necessária que um cardápio extenso demanda.
- Cuidado para não perder a identidade ao compor seu cardápio com produtos muito aleatórios.
- Atenção para o seu público-alvo, saiba quais os produtos mais demandados por ele e trabalhe sempre com máxima dedicação a estes.
- Produtos sazonais não estão disponíveis o ano inteiro com qualidade e preço competitivo, portanto renove seu cardápio a cada 3 ou 6 meses, isso ajudará também a levar ao cliente experiências novas.
- Mantenha sempre o carro-chefe, pode ser o pão francês, baguete, um bolo ou pão especial.
Você sabe a importância de uma boa estruturação do cardápio de padaria?
- Ao montar uma padaria é preciso pensar em todos os detalhes, principalmente nos produtos que você oferecerá a seus clientes tanto no setor de comidas quanto de bebidas.
- Os produtos vendidos em sua padaria são os responsáveis pelo sucesso e fidelização dos clientes. Até o momento em que o produto é entregue ao cliente, as pessoas passam por um longo processo que se inicia com o cardápio de padaria
- Por isso, é muito importante pensar no desenvolvimento do menu, que necessita de bastante organização visual e esclarecimento de todas as dúvidas que os clientes possam ter.
- Estruturar um cardápio de padaria é algo que aparenta ser simples, porém é necessário um profundo conhecimento do negócio e de todo o mercado de panificação.
- É preciso saber o que os concorrentes estão fazendo para adequar a carta de maneira correta e melhor do que todos.
- A princípio é preciso saber que o cardápio de padaria pode funcionar como uma boa estratégia de marketing para seu negócio.
Desperte emoções
- Para deixar o seu cardápio mais rico faça uma descrição tentadora de seus produtos. Dessa forma você promove os itens e evita consultas desnecessárias aos garçons.
- A descrição tem que ser mais criativa do que longa, no máximo três linhas. E apenas para os pratos que quer destacar, pois o nome do prato já deve ser autoexplicativos.
- Deve-se buscar orientar o cliente e ao mesmo tempo é preciso “vender” o produto através da descrição.
- Para atrair a atenção do cliente e estimular o consumo, toque seu lado emocional utilizando adjetivos para definir os pratos, a exemplo delicioso, saboroso, suculento, etc.
Trabalhando os preços no cardápio
- Os preços devem estar visíveis, mas não em destaque!
- É recomendado que os preços e cifrões sejam colocados discretamente no final da descrição de cada produto. Não se deve arredondar os preços.
- Se o valor do prato é R$ 30,00, a sugestão é que se coloque R$ 29,80. Com isso, as pessoas terão uma percepção de que o prato é mais barato, ficando mais propensas a consumi-lo.
- Para um novo perfil de consumidor a qualidade é mais importante que o preço, então antes de estabelecer os preços faça uma pesquisa para saber quanto o cliente está disposto a pagar em cada item oferecido em seu cardápio de padaria, nunca deixando de lado a qualidade.
- Você pode numerar os produtos, assim será mais fácil para o cliente fazer o pedido, ou colocar um nome especial que traz uma identidade da casa. Porém, cuidado para não exagerar, nomes demais podem dificultar o reconhecimento do que se trata o produto.
Receitas Artesanais
- Produtos artesanais estão em alta, como também, as panificados artesanais, como por exemplo pães, roscas, biscoitos, bolos entre outros produtos típicos de padaria.
- Aponte em seu cardápio os ingredientes diferenciados que o seu produto leva, como por exemplo, pães feitos com farinha integral, bolos de pecan, bolachas de grãos especiais etc.