O SIPCEP, junto com outras entidades de classe do setor gastronômico, está participando de forma ativa da elaboração de um projeto visando a regulamentação dos food trucks, veículos motorizados que vendem lanches e refeições. De acordo com o presidente do Sindicato, Vilson Felipe Borgmann, o que se pretende é permitir que os food trucks possam atuar com liberdade na capital, sem no entanto interferir nos comércios já instalados. ´´Acho que tem espaço para todos, mas é justo criar normas para que os empresários do setor, que já estão há muito tempo no mercado, não sejam prejudicados pela novidade do food truck´´ – aponta.
O assunto foi tema de uma reunião, realizada na última quinta feira (12.03), na Secretaria Municipal do Urbanismo, e que reuniu as lideranças das entidades que representam o setor de alimentação, entre elas o presidente do SIPCEP. O debate girou em torno do texto do substitutivo ao projeto de lei que será encaminhado para votação na Câmara Municipal de Curitiba.
Ao contrário do Rio de Janeiro e São Paulo, cidades onde os food trucks estão há mais tempo, Curitiba ainda não possui regulamentação para a atividade, que surgiu em Nova York, cidade que hoje é referência mundial nesse tipo de comércio.
A iniciativa da prefeitura de Curitiba, em ampliar o debate junto aos principais envolvidos foi visto com bons olhos pelas entidades participantes que destacaram também a agilidade com a qual a questão vem sendo tratada, no mesmo ritmo da chegada dos food truks na cidade.