SIPCEP ASSINA TERMO DE COMPROMISSO PARA LOGÍSTICA REVERSA
16 de dezembro de 2014
NORMA ABNT PARA PÃO FRANCÊS ACESSE JÁ, LINK TEMPORÁRIO!
16 de janeiro de 2015

“2015 NÃO SERÁ FÁCIL”

Em entrevista ao Boletim da Indústria, da FIEP, o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann, fez um balanço do ano de 2014 e avalia as perspectivas para 2015, tanto no Sindicato quanto na conjuntura econômica. Quem o conhece sabe que seu perfil é de uma pessoa otimista. Mas, ao estimar o futuro próximo, ele fala com a visão do empresário  e afirma: ‘’Não será um ano fácil pois  certamente teremos recessão’’. Vilson também fala sobre o planejamento de ações para o SIPCEP e anuncia novidades. Confira a entrevista.


Como o Sr. avalia o receio de alguns  industriais em investir nos negócios,  diante do andamento da economia? 2015 será melhor do que 2014?


VILSON – Melhor não será.  2014 foi um ano atípico, com uma Copa do Mundo que não agregou em nada. Acredito que 2015 não será  diferente. Todos devem ter bastante consciência de que vamos entrar em uma recessão. E, como em toda recessão, você precisa ter cuidado  nos investimentos, para que eles sejam mais conscientes. Isto não significa parar com os investimentos. Acredito que 2015 será um ano de reflexão sobre governo, indústria brasileira e comércio. Isto para que a gente possa realmente montar um planejamento para 2016, quando a perspectiva será melhor e será um ano de virada.


Como foi o desempenho do setor em 2014?


VILSON – Acredito que o crescimento deve ficar menor que em 2013  por uma série de fatores. Nossos custos subiram, entre eles o aumento da tarifa da energia elétrica. Isto nos afetou violentamente. Além disto, o trigo oscilou acima da média nacional. Tivemos uma queda na safra de trigo deste ano, em torno de 18% a 20% por conta da seca. E isto vai refletir no próximo ano. São fatores que vão influenciar diretamente no nosso crescimento neste ano, juntamente com a falta de mão de obra. O resultado será positivo em 2014, mas estávamos  vindo com índice de dois dígitos e com certeza cairemos para um dígito.


Diante do aumento dos custos de produção – que dificilmente são mudados – quais serão as alternativas para o setor reverter esta tendência de queda nos resultados?


VILSON – O ano de 2015 será o ano dos pães funcionais. Os pães de fibra, integrais, de centeio têm tudo para dar certo nas padarias. Os panificadores vão investir e nós (sindicato) vamos dar um canal para eles neste sentido para que possam trabalhar esta linha de pães. A gente vê que o conceito de saúde está em evidência. Deve ser o grande boom para o setor em 2015. Uma medida como esta abre a panificadora para mais um tipo de cliente. Hoje, este público está comprando muito em mercado. E o cliente não vai continuar comprando em mercado se você tem um produto fresquinho todo dia e com qualidade na padaria.


Sobre as ações de 2014 no Sindicato, quais projetos o Sr. destacaria como importantes?



VILSON – Tivemos – e continuaremos mantendo –  cinco projetos que são tratados com muito carinho. O primeiro deles é o bolo para o aniversário de Curitiba, que é um sucesso. Temos ainda o Jantar do Panificador, que também teve um resultado positivo em 2014. Para o próximo ano, teremos um diferencial: vamos montar uma feira paralela ao jantar. Além disto, temos o concurso de redação e desenho junto com a prefeitura de Curitiba e o concurso de conto e poesia em parceria com a secretaria de estado da educação. Outro destaque é o concurso da receita do sanduíche e da redação com o Colégio Sesi. Já foi renovada a parceira para 2015, quando vai completar 10 anos.

Fora isto, tivemos vários cursos e palestras direcionadas aos proprietários das panificadoras, profissionais e colaboradores do setor. Vamos manter isto para o ano que vem. Outra meta do Sipcep para 2015 é mudar de sede, para um local maior e que abrigue uma escola de padaria. Na nossa agenda para o próximo ano também prevê uma missão internacional para a Feira Internacional do Mercado Mundial de Padarias – IBA, programada para setembro, em Munique, na Alemanha. Queremos levar de Curitiba cerca de 20 empresas. Além disto, temos um congresso de panificação na Bahia, para onde pretendemos levar uma caravana.

Também estamos montando um planejamento estratégico para o ano que vem e temos a meta de aumentar o associativismo. Vamos dar foco neste quesito. Hoje temos 180 associados no sindicato. Nos últimos quatro anos, houve um crescimento de 40% no número de associados e de 60% na arrecadação.


O investimento do Sipcep em comunicação também foi um dos destaques em 2014?



VILSON – O site do sindicato foi totalmente reformulado e isto teve um bom resultado, dobrando o número de acessos. Estamos, em média, com dois mil acessos por mês. Aumentamos o número de páginas da revista Nosso Pão, de 40 para 60 páginas. Mantivemos a tiragem de três mil exemplares, que são distribuídos em todo o estado. Esta é a única revista do setor no Paraná. Hoje, o veículo que temos para associativismo é a revista. Tivemos, enfim, um excelente ano na nossa comunicação institucional  e isso vai continuar também porque é um excelente meio de atrair novos associados e manter um canal aberto com os que já fazem parte do Sindicato.

Entrar

Perdeu sua senha?