JANTAR DO PANIFICADOR 2016 PROMETE NOITE MEMORÁVEL NO PARANÁ CLUBE
23 de maio de 2016
SIPCEP COMEMORA SUCESSO DO PRIMEIRO CURSO NO CENTRO DE FORMAÇÃO
6 de junho de 2016

CURSO DE FERMENTAÇÃO LENTA REÚNE PANIFICADORES NO SIPCEP

Uma turma de proprietários de padarias iniciou na última segunda feira (30.05) a primeira capacitação ministrada no Centro de Formação de Mão de Obra do SIPCEP. Até a próxima sexta feira (03.06), o grupo terá aulas práticas em mais quatro módulos com o especialista em panificação artesanal e industrial, Javier Vara no curso Pão de Fermentação Lenta.

De acordo com o presidente da entidade, Vilson Felipe Borgmann, o curso é o primeiro de uma série prevista para os próximos meses. “Nosso meta é oferecer o mínimo de um curso por mês, assim no primeiro ano teremos uma boa soma de profissionais capacitados para o setor” – anuncia. O Sindicato conta com as parcerias da Fiep e do Moinho Guth para o projeto.

A escolha da técnica de fermentação lenta se deu em função da mudança de hábitos do consumidor, que está mais exigente com a variedade e a qualidade dos produtos da padaria. Embora muito comum na Europa, o pão artesanal e com tempo maior de fermentação ainda não é tão comum nas padarias brasileiras. Por isso a iniciativa do presidente do Sindicato em trazer um mestre boulanger espanhol que detém as técnicas mais avançadas desse tipo de pão. “Com certeza vai agregar muito valor ao conhecimento dos donos de padaria que vão poder multiplicar junto aos seus funcionários a forma correta de produção” – aponta Borgmann.

Na opinião de Javier Vara, “existe uma missão muito clara da diretoria do SIPCEP com essa capacitação. Percebeu-se que estamos em uma região que possui uma vantagem em relação às demais que é o fato do Paraná ser um grande produtor de trigo. O espírito desse curso é oferecer conhecimento para que os donos de padaria possam fazer mudanças revolucionárias nos seus estabelecimentos” – afirmou. O curso teve boa receptividade, com as vagas oferecidas preenchidas rapidamente.

Entrar

Perdeu sua senha?