AGENDA DE CURSOS DO SIPCEP PRIORIZA CURSOS PRÁTICOS PARA PADARIA E CONFEITARIA
14 de março de 2017
PALAVRA DO PRESIDENTE ABRIL 2016
4 de abril de 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE MANIFESTAÇÕES DURANTE O EVENTO “BOLO DE CURITIBA”

Foi com surpresa que assistimos, na tarde do último domingo (26.03), uma manifestação de professores da rede municipal de ensino se formar pouco antes do “Parabéns a você” e distribuição do bolo de aniversário de Curitiba, no Parque Barigui. Nós, do Sindicato da Panificação, não tínhamos conhecimento que tal fato ocorreria e ficamos impotentes diante da aglomeração que se formou com palavras de ordem, faixas e muito barulho.

Queremos esclarecer que a iniciativa de produzir um bolo de aniversário para a cidade nasceu a 15 anos, de forma independente pelo Sindicato, com a intenção de prestigiar a cidade e sua população que é também sua clientela.

O evento transformou-se em uma tradição e hoje é esperado com expectativa por todos. Importante destacar que, somente em um segundo momento, firmou-se uma parceria com a prefeitura.   No entanto, o bolo “gigante”, como é conhecido, nunca recebeu um centavo do poder público, sendo totalmente viabilizado pelo Sindicato com o apoio das suas empresas parceiras em um relacionamento construído na confiança mútua.

Desta mesma forma, desenvolvemos uma segunda parceria, com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, para realização (também há 15 anos), do Concurso Cultural que envolve milhares de estudantes em uma competição para produção de contos, poesia e desenhos. Os melhores trabalhos são premiados e, novamente, são as nossas empresas parceiras que viabilizam os prêmios, a solenidade, enfim, todo o aparato que envolve o evento.

Assim, lamentamos que uma manifestação, completamente alheia à nossa vontade, tenha impedido que a festa do aniversário de Curitiba, que tem seu ponto alto no corte do bolo pelo prefeito em exercício, tenha tido esse desfecho. Conseguimos cumprir a tarefa de distribuir à população que aguardava na fila o bolo que produzimos com o máximo de dedicação, cuidado e muito trabalho. Foram distribuídas mais de 6 mil fatias de forma farta e com grande alegria por uma equipe de mais 30 voluntários.

Porém, os prejuízos causados pela manifestação podem ser maiores que o impedimento da participação do prefeito Rafael Greca no evento. Nossos parceiros – empresas multinacionais que patrocinam a ação – estão repensando se continuarão apoiando os eventos do Sindicato em parceria com a prefeitura municipal de Curitiba, uma vez que não querem associar suas marcas com manifestações políticas. De nossa parte, estamos também constrangidos, já que em 14 edições consecutivas, jamais tivemos qualquer transtorno do gênero.

Nada temos a dizer sobre as manifestações, a motivação desse grupo e as questões entre eles e a prefeitura. Mas é lamentável que todo esse movimento contrário prejudique iniciativas que tem a população  de Curitiba como seu foco principal.

Entrar

Perdeu sua senha?