Dia Mundial do Pão e três concursos culturais movimentam a agenda do Sipcep até o final do ano.
6 de setembro de 2014
Sucesso de público e mídia marca Dia Mundial do Pão em Curitiba
17 de outubro de 2014

SIPCEP MOBILIZA-SE PELA REDUÇÃO DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA NAS PADARIAS

Uma palestra realizada no SIPCEP, dia 9 de outubro/14, na sede do Sindicato, em Curitiba, apresentou aos panificadores o projeto do SENAI com foco na redução de energia elétrica nas panificadoras e confeitarias do Estado. Hoje, o custo com este item  impacta em até 11% no custo da produção. A palestra teve ampla participação dos empresários do setor, que a partir de agora podem aderir ao projeto. A expectativa é de redução  em até 30% nos custos de energia.  Outra  boa notícia é que o panificador terá o custo do projeto subsidiado em 80% pelo SEBRAE.

O projeto é uma parceria entre o SIPCEP, SENAI E SEBRAETEC – Serviços em Inovação e Tecnologia, voltado à melhoria de processos e  a introdução  de inovações nas empresas. “O intuito é reduzir o impacto que a conta de energia tem hoje nas empresas, principalmente após a alta que houve em junho deste ano” – diz o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann. “O panificador entra com 20% do custo do projeto (80% são subsidiados) e isso facilita a adesão. Ele fará um investimento baixo e a economia gerada poderá ser reinvestida em outras necessidades dentro da padaria” – conclui o presidente.

A expressiva presença de empresários na palestra mostrou que os panificadores estão atentos à questão. O panificador Adolfo Ehler, da Panificadora Aquarius, em Curitiba,  conta que investiu recentemente em um forno mais moderno, com a promessa de economia de 50% de energia com relação ao equipamento mais antigo. “Compensa porque o que você investe no equipamento retorna na economia que a empresa terá na conta de energia”´  – diz ele, que hoje tem um custo médio de R$ 15 mil reais na conta de energia/mês.

Já o panificador Sergio Perini, da Família Perini, disse que seu interesse na palestra é incrementar medidas que ele já adotou na padaria, como a troca de lâmpadas da fachada e do ambiente interno para outras de modelo mais econômico. ´´Mas sempre pode melhorar´´ – diz ele. É também o que pensa a gerente da Panificadora Florenze, instalada na região metropolitana de Curitiba, Alessandra Nodari. “Estamos trocando alguns equipamentos e lâmpadas convencionais mas temos interesse em saber como é possível economizar ainda mais” – diz ela.

O palestrante e analista de negócios  do SENAI, Carlos André Fiuza, iniciou a palestra com dados gerais do consumo de energia elétrica no país. O setor alimentício, no qual estão inseridas as padarias, tem um consumo que representa 5,4% da energia elétrica consumida no país. Ele afirmou que medidas corretas podem reduzir de 25 a 30% o consumo e o gasto em padarias e confeitarias.

 

PASSO A PASSO PARA ADERIR AO PROJETO SEBRAETEC, SENAI E SIPCEP

 

▪ Entre em contato com o SIPCEP no telefone 41 3254.8775 e formalize a adesão ao projeto com subsídio de 80% do SEBRAETEC.

▪ O SENAI vai até a padaria para fazer um levantamento dos gastos com máquinas, iluminação, e outros que envolvam gasto de energia.

▪ Um equipamento especial é instalado na loja para monitorar dados de consumo. Nesta etapa também é feita análise tarifária.

▪ Após um período de 52 horas, o processo é concluído.

▪ A análise aponta que soluções podem ser adotadas para cada caso, como sensor de presença, troca de lâmpadas e equipamentos, compra antecipada de energia, entre outras.

Entrar

Perdeu sua senha?