IREKS MINISTRA CAPACITA PANIFICADORES COM TÉCNICAS PARA DIVERSIFICAR RECEITAS DE BRIOCHE
25 de agosto de 2016
PARTICIPANTES DESTACAM TÉCNICA DO CURSO MASSAS FOLHADAS DO CHEF JAVIER VARA NO SIPCEP
5 de setembro de 2016

MANTEIGA É INGREDIENTE INSUBSTITUÍVEL NA PADARIA – AFIRMA CHEF ESPANHOL JAVIER VARA EM CURSO NO SIPCEP

            Donos de padarias participam até o próximo dia 02 de setembro/16 de um curso de técnicas de brioche e mil folhas, no Centro de Formação de Mão de Obra no SIPCEP, em Curitiba, com o chef boulanger espanhol Javier Vara. Um dos principais conceitos passados pelo especialista aos participantes do curso diz respeito à obrigatoriedade de uso da manteiga nesses produtos. “Às vezes o empresário faz a opção pela margarina o que é um erro porque compromete a qualidade, a textura e o sabor. Além disso, como gordura hidrogenada a margarina é uma bomba no sistema digestivo” – afirma o chef.

            No curso está sendo usada manteiga francesa com 100% de gordura, denominação de origem e considerada uma das melhores do mundo. Mas o chef explica que “manteiga é manteiga”, não sendo necessário um produto importado e mais caro. Ele destaca que uma parte do conteúdo do curso é dedicada à comparação de preços de matérias primas, na qual fica claro que a diferença ente usar margarina e manteiga não são tão grandes na composição dos custos. “O uso da margarina não é recomendado também por motivos de saúde. O dono de padaria deve decidir o que quer oferecer para seus clientes” – diz o chef.

            Além do uso correto da matéria prima o curso do chef espanhol também traz processos e técnicas diferenciadas para a produção do brioche e das massas folhadas. “É importante para o empresário investir em um produto de qualidade nessa família de massas doces que os brasileiros gostam muito pela característica de sabor, textura e maciez”. Na entrevista concedida ao site do SIPCEP o chef também comentou sobre a iniciativa da capacitação voltada aos donos de padarias. “Em várias reuniões junto com o SIPCEP desenhamos essa política de envolver o dono da padaria na capacitação porque somente ele tem o poder de decisão na compra de matéria prima e naquilo que quer para o seu negócio” – explicou.

            O chef volta ao Centro de Formação de Mão de Obra durante o mês de setembro com um curso sobre produtos natalinos, incluindo técnicas européias de stolen, colomba pascal e uma linha de panetones artesanais.

Entrar

Perdeu sua senha?