SIPCEP DISCUTE REFORMA TRABALHISTA
24 de julho de 2017
CURSO TROUXE NOVIDADES DA CONFEITARIA NO SIPCEP
3 de agosto de 2017

PÃES RÚSTICOS, PIZZAS E EMPREENDEDORISMO NO SIPCEP

Foram duas tardes de muitas novidades na Escola de Panificação do SIPCEP. O curso de Pães Rústicos e Funcionais, promovido pelo Moinho Anaconda, trouxe os ensinamentos de uma equipe bastante experiente. As aulas foram ministradas pelo Chef Eldon Strey, responsável pela assistência técnica ao cliente do Moinho Anaconda, com apoio do chefe de panificação, Jeferson Vilson Trevizan, e do instrutor de panificação, Alex Júnior Hreneczen. Eles apresentaram dez receitas, entre pães e pizzas.
 
“A fermentação natural está na onda, então todas as receitas trouxeram isso, para que eles tenham esse aprendizado. Ela traz mais aroma, sabor e durabilidade para os pães. Com isso as padarias oferecem um produto especial e vendem ainda mais”, explicou Eldon.
O uso da farinha especial de longa fermentação da Anaconda, especial para pizzas, também foi apresentada, com direito a dicas de como a massa é produzida na Itália. As novidades empolgaram o auxiliar de padeiro da Panificadora Cantinho do Sabor, Gabriel Felipe de Moura.
 
“Esse curso vai ajudar bastante na minha carreira. Estou acostumado com o pão francês, então conhecer algo novo, como o pão italiano e a broa úmida, agrega muito. Pizza eu também nunca tinha feito, apesar de querer conhecer. Hoje foi a oportunidade de aprender a fazer uma massa saborosa e com toque especial, ensinada por um grande mestre”, contou.
 
Michel Aparecido da Silva, padeiro na Leduc Pães e Doces, também aprovou as aulas. “Aprender a parte de fermentação natural dos pães rústicos foi muito importante. Também tivemos noções de sustentabilidade, para economizar água na produção. Isso traz muitas melhorias para o meu trabalho e é bom também para a panificadora, que gasta menos na produção e também vende mais, tendo uma variedade maior de produtos, já que tivemos aqui exemplos de novidades bem gostosas e saudáveis”, resumiu. As massas de pizza também foram novidades para o Michel. “Vamos aplicar lá também. Já tínhamos receitas, mas agora podemos melhorar os processos, a textura e muito mais”.
IMG_1188
 
Marcos Vojciechovski é proprietário da Panificadora Sabor Real, de São José dos Pinhais. Também coloca a mão na massa por lá e sempre está ligado na agenda de cursos da Escola de Panificação para oferecer opções diferenciadas para os clientes.
 
“Hoje em dia a gente tem que fazer de tudo, conhecer os processos, as receitas, então tenho participado dos cursos. Por isso esse trabalho do SIPCEP é importante para nos deixar por dentro das novidades em panificação e aí repassamos para os funcionários. Replicar esse conhecimento é fundamental”, explicou. 
 
Ao final do curso, o Chef Eldon Stray comemorou o resultado. “Foi uma grande oportunidade para atualizar os funcionários de nossas padarias. Levar a nossa experiencia, transmitir o conhecimento, ensinar, faz grande diferença na carreia deles”, avaliou.
 
Além das receitas, a equipe da Anaconda também deu conselhos para empreender, como o da importância de oferecer degustação aos clientes. “Ter um cestinho no balcão pro cliente provar os produtos que se quer promover é um exemplo que traz grandes resultados”, afirmou, relembrando ainda situações em que pequenas alterações fizeram a diferença no faturamento das padarias.
 
“Certa vez, uma panificadora tinha prejuízos com pães especiais de 600g. Vendia um ou dois por dia. Aí sugeri que fizessem com 300g. Eles passaram a vender em média 35 por dia”, recordou.
Outro destaque do curso foi a troca de experiências entre os alunos. “Isso mostra que a aposta do SIPCEP na formação e qualificação dos panificadores é correta e traz grandes frutos. Tivemos novamente casa cheia, um curso de conteúdo excelente e a participação de grandes profissionais. Vamos nos aprofundar neste caminho e promover outros encontros tão produtivos como o desta semana, o que fortalece o setor da panificação”, analisou.

Entrar

Perdeu sua senha?