TENDÊNCIAS DE SALGADOS NA ESCOLA DO SIPCEP
20 de agosto de 2017
SIPCEP E MOINHO ANACONDA COMEMORAM SUCESSO DE CURSO
31 de agosto de 2017

CONFEITARIA DA CHEF CRISTIANE BERTHO FAZ SUCESSO NA ESCOLA DE PANIFICAÇÃO

Terminaram hoje na Escola de Panificação Loibe de Oliveira, no SIPCEP, as aulas de Confeitaria Básica, ministradas pela Chef Cristiane Bertho. Ela contou com o apoio da assistente, Marilu Titão. O curso foi realizado em parceria com o Moinho Globo.
 
Nos dois dias de aprendizado, os alunos conheceram técnicas e dicas importantes sobre a confeitaria clássica, tendência que vem voltando com força no setor. “Após um período em que a pasta americana predominou, a confeitaria clássica vem retomando espaço. Por isso é essencial conhecer as técnicas, qual a melhor opção de cobertura e o ponto certo, a velocidade de batimento para se chegar a ele, a utilização dos bicos de confeitar. Portanto tivemos aqui um panorama geral para que os alunos possam aplicar tudo isso no dia a dia”, explica Cristiane.
 
Quando começou na panificação há mais de 30 anos, Francisco Cardoso Duarte, padeiro e confeiteiro na Panificadora Super Pani, vivia uma realidade bastante diferente. “Você batia os cremes, a massa, tudo com uma grande colher. Levava tempo, tinha um acabamento diferente. As coisas foram mudando ao longo dos anos e foi preciso mudar junto, para não ficar pra trás. Hoje é igual. As técnicas, métodos e tendências vão se atualizando e você precisa aprender, buscar uma capacitação constante. E aprender com uma profissional gabaritada como a Chef Cristiane é estar no caminho certo”, avalia, comemorando os resultados do curso e destacando os tipos de merengue francês, italiano e suíço como importantes aprendizados. “Às vezes você já conhece alguma coisa, até já faz, mas no curso pode aprimorar, acrescentar dicas importantes, enxergar um jeito diferente do que você vem fazendo. Por isso é muito rico estar aqui”, finaliza.
 
Fátima Aparecida da Silva, confeiteira na Panificadora A Primorosa, já perdeu as contas de quantos cursos do SIPCEP participou. E mesmo com tantas novidades aprendidas nos últimos meses, saiu empolgada com as aulas da Chef Cristiane. “Hoje mesmo eu já apliquei lá no trabalho algumas coisas que aprendi ontem na aula. Você nunca sabe tudo, então essa troca de conhecimento, de receitas, de técnicas, vai aumentando o seu repertório e tornando seu produto final cada vez melhor. A montagem dos bolos, os merengues, o domínio do bico ao confeitar, são exemplos de detalhes que aprendi aqui e que vão me ajudar no dia a dia”, argumenta.
 
As aulas também tiveram a participação de empresários, como o William Colombo, proprietário da Panificadora Colombo. Atento às explicações, ele acredita que buscar o conhecimento é essencial para oferecer o que há de melhor para os clientes. “Você pode auxiliar sua equipe, tem noções do que fazer em situações de problemas. Se você aplicar uma ou duas coisas aprendidas em um curso, já vai valer as horas passadas aqui, imagine quando você tem uma base tão ampla e sólida como a que tivemos. O cliente busca sempre um diferencial. E é com capacitações assim que a gente encontra o caminho para levar satisfação até ele”, avalia.
 
Ao final do curso, todos receberam certificados, entregues com a participação de Ricardo Araújo, gerente regional de vendas do Moinho Globo. Ele festejou o resultado do curso. “Saber que as horas dedicadas à essas aulas vão fazer a diferença na carreira de cada um desses profissionais nos enche de satisfação. É a certeza de que essa parceria com o SIPCEP é bastante valiosa para a panificação paranaense. Você ajuda a formação de pessoas, proporciona o aprendizado com uma profissional renomada, como a Chef Cristiane Bertho, divulga os produtos do Moinho Globo. Todos saem ganhando com iniciativas assim, é uma alegria imensa participar disso”, destaca.
 
A Chef Cristiane Bertho esteve pela primeira vez ministrando aulas no SIPCEP. É parceira do Moinho Globo desde 2009, quando criou um blog para dividir receitas com donas de casa. Quatro anos depois decidiu se aprofundar na área, formou-se em Gastronomia e passou a dar aulas. “Sempre quis participar dos cursos aqui e essa foi a primeira oportunidade. Dar aula para profissionais é uma responsabilidade grande. Foram dois dias com alunos exigentes, interessados e com uma receptividade enorme. Saio bastante feliz e realizada com o resultado. Espero que o conteúdo passado aqui seja importante e inspirador no trabalho de cada um deles. Que seja o primeiro passo para um horizonte cada vez maior e de sucesso”, comemora.
Para o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann, a presença da Chef Cristiane Bertho e a parceria com o Moinho Globo são motivos de orgulho para o Sindicato. “Caminhar ao lado de uma empresa de tanta tradição em nosso Estado e poder levar aos nossos panificadores o conhecimento de uma profissional tão renomada é imensamente gratificante. As técnicas, as tendências do setor, o conteúdo compartilhado aqui nesses dois dias nos mantém sempre atualizados e capacitados. Que essa parceria seja fortalecida e possamos juntos sempre proporcionar o que há de melhor para a panificação e a confeitaria”, ressalta.

Entrar

Perdeu sua senha?