CONCURSO DE SANDUÍCHE E REDAÇÃO SIPCEP/ SESI CHEGA AO 9º ANO COM BRILHO E DESTAQUE
13 de novembro de 2014
Associado do SIPCEP recebe kit de fim de ano
1 de dezembro de 2014

LAVAR AS MÃOS DEVE SER O PRIMEIRO ATO DO COLABORADOR NA PADARIA – ENSINA CURSO DE HIGIENE NO SIPCEP

O SIPCEP promoveu no último dia 19 de novembro, na Sala de Cursos da entidade, um curso voltado ao treinamento de colaboradores de panificadoras e confeitarias que lidam diretamente com a produção de alimentos. O treinamento, feito pela especialista da empresa Criali Serviços Técnicos, Leda Souza Lima, incluiu as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e os procedimentos de controle e prevenção baseados na legislação sanitária vigente (Resolução ANVISA 275/02 e 216/04). Uma das recomendações básicas do treinamento diz respeito ao hábito de lavar as mãos antes e durante o processo de fabrico do pão e afins.

“O Sindicato faz um esforço constante pela profissionalização das padarias. E a higiene é um item fundamental para a segurança do consumidor e da qualidade dos nossos produtos” – disse o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann. Ele também lembrou que a  Vigilância Sanitária atua fiscalizando os estabelecimentos, com autuações, multas e até o fechamento do local, a depender das condições de higiene. “Já vimos isso acontecer em restaurantes e outros locais e não queremos que nossas padarias tenham essa imagem negativa” – afirmou.

A palestrante Leda Souza Lima chama a atenção para uma tendência de se pensar que o pão não pode sofrer contaminação em função das altas temperaturas do processo final de fabricação. No entanto, adverte, “o problema é o que vai junto com a massa, na fase de preparação, e também no deslocamento para as vitrines”.

Durante o curso ela deu orientações de vestuários, recomendando que os uniformes e uso de aventais sejam obrigatórios, além do uso de papel toalha branco e descartável para enxugar as mãos. Ainda sobre esse ponto, ela indica que lavar as mãos deve ser o primeiro ato antes de iniciar o turno de trabalho, após o uso do sanitário, antes e após as refeições, após assoar o nariz, fumar e toda vez que o colaborador deixar o ambiente de trabalho, mesmo que por pouco tempo.

O curso também detalhou as  formas de contaminação possíveis quando se manipula alimentos, e as doenças advindas da falta de cuidado como as infecções e intoxicação alimentar, entre outras  plenamente evitáveis com as práticas corretas de manipulação.

Entrar

Perdeu sua senha?