CURSO DE PRODUTOS NATALINOS PREPARA PADARIAS PARA FESTAS DE FIM DE ANO
27 de outubro de 2016
SIPCEP ENCERRA AGENDA DE CURSOS COM DUAS CAPACITAÇÕES QUE AGREGAM VALOR AOS PRODUTOS DE NATAL E CONFEITARIA
10 de novembro de 2016

CURSO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS NO SIPCEP REFORÇA ATENÇÃO COM HIGIENE

A maneira correta de manipular alimentos na padaria, desde a fabricação até a venda, além de temas como elaboração de cardápio, padrões do IPEM e outros estiveram no conteúdo do curso Boas Práticas em Manipulação de Alimentos – realizado no último dia 4 de novembro/16, no SIPCEP. A capacitação foi ministrada pelos especialistas Luis Garcia e a Camila Salles Lourenzo, da Visto Assessoria Sanitária, que nesta entrevista chama a atenção para a importância da higiene no ambiente das padarias, associando as boas práticas ao respeito ao cliente. Confira!

Por que é importante para uma padaria treinar seus colaboradores com um curso de Boas Práticas como este?

Visto – Porque somente a capacitação é capaz de dar aos funcionários um conhecimento de como manipular o alimento de forma mais segura e garantir mais qualidade, evitando contaminação e risco de doenças.

Quais as causas mais comuns da contaminação de alimentos?

Visto – Falta de cuidado com a higiene pessoal como por exemplo passar apenas água na mão quando sai do banheiro. O correto é lavar até o antebraço com sabonete líquido anticéptico e depois passar álcool em gel. Assim ele estará fazendo uma desinfecção adequada da mão que vai manipular o alimento.

É recomendável o uso da luva?

Visto – Sim, mas a luva deve ser usada mais para manipular alimentos prontos para o consumo. Uma confusão que se faz é que a luva é item obrigatório, mas não é. Ao contrário, para fabricar o alimento o ideal é que a mão esteja limpa porque a luva pode ser um veículo de contaminação inclusive.

Além da higiene pessoal, que outros cuidados são necessários para garantir segurança no produto que está sendo manipulado?

Visto – Manter a higiene do próprio local, mantendo limpo e organizado; a temperatura do alimento, observando que se ele for refrigerado não ficar mais de meia hora fora da geladeira; acondicionar alimentos na geladeira sempre em potinho com tampa para evitar a contaminação cruzada; a pessoa que manipula o alimento deve ficar longe da manipulação de dinheiro. Quem manipula alimento não manipula dinheiro e vice versa.

Como a Vigilância Sanitária costuma atuar?

Visto – O local pode sofrer uma denúncia vinda do consumidor e às vezes até de um funcionário que deixou o local. A Vigilância Sanitária recebe denúncias anônimas e vai conferir. A depender do caso o local pode sofrer autuações, aplicação de multa e até a interdição do estabelecimento. E isso acontece, em geral, 24 horas a partir da denúncia.

O consumidor está atento à higiene da padaria onde compra o pão?

Visto – Sim, com certeza. O dono de padaria deve ter consciência que em função da mídia o consumidor hoje tem mais conhecimento e ele sabe, por exemplo, que um funcionário tem que trabalhar uniformizado, que esse uniforme deve estar limpo, que ele deve usar touca ou redinha. No momento em que o cliente fica na fila ele está observando a higiene da padaria. Volta e meia aparece o padeiro ali e ele também observa em que condições ele está trabalhando.

O que um empresário deve ter em mente na hora de implementar as boas práticas no seu negócio?

Visto – Ele deve sim pensar na fiscalização mas a prioridade deve ser sempre o cliente, que compra seu pão todos os dias, consome o bolo, o salgado desta padaria e merece ter um alimento confiável.

 

 

 

Entrar

Perdeu sua senha?